Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO ELEITORAL DO CBH MACAÉ OSTRAS QUADRIÊNIO 2025-2028! INSCREVA-SE ATÉ 16 DE DEZEMBRO DE 2024. MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

CBH Macaé Ostras promove Oficina de Planejamento Participativo do Projeto OrdenaTur, no Sana, em Macaé

  • Início
  • Sem categoria
  • CBH Macaé Ostras promove Oficina de Planejamento Participativo do Projeto OrdenaTur, no Sana, em Macaé

Encontro busca a participação de moradores e empreendimentos turísticos para fortalecer a gestão turística e a conservação ambiental da APA do Sana


Nesta quarta-feira, 13 de novembro, às 15h30, o Colégio do Sana abrirá suas portas para a Oficina de Planejamento Participativo do Projeto OrdenaTur Sana, uma iniciativa do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras). O evento tem objetivo de engajar a comunidade local, incluindo associações de moradores e empreendimentos turísticos, em um diálogo que contribuirá para a definição dos rumos da gestão turística da Área de Proteção Ambiental (APA) do Sana.

Durante a oficina, será apresentado o escopo do projeto e serão debatidas estratégias para a formação de um grupo de acompanhamento, com o objetivo de garantir a continuidade das ações de ordenamento turístico na região. Esse grupo terá um papel essencial não apenas no desenvolvimento do projeto, mas também na implementação dos direcionamentos que estarão contidos no Caderno para Gestão Turística da APA do Sana, documento que será um dos resultados finais do OrdenaTur.

O OrdenaTur Sana, financiado pelo Comitê e em execução pela empresa contratada Horwath HTL Brasil, tem como missão identificar os principais atrativos naturais da região, compreender a dinâmica do turismo local e propor ações para organizar a visitação na unidade de conservação, garantindo a proteção dos recursos ambientais. Além disso, o projeto busca sensibilizar tanto moradores quanto visitantes sobre a importância de práticas sustentáveis e de conservação do meio ambiente, através de ações de sensibilização e mobilização comunitária.

Para a comunidade do Sana, esta é uma oportunidade de participar diretamente no planejamento de uma gestão turística responsável, que valorize o patrimônio natural e cultural da região, ao mesmo tempo que incentiva práticas de conservação.