Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Comitê analisa andamento da revisão do Plano de Saneamento de Macaé

  • Início
  • Notícias
  • Comitê analisa andamento da revisão do Plano de Saneamento de Macaé

Trabalho é elaborado com verba aprovada pelo CBH Macaé e um Grupo de Acompanhamento foi criado pelo colegiado

A plenária do Comitê Macaé se reuniu por videoconferência nesta sexta-feira (19) para uma análise do diagnóstico dos serviços de saneamento básico em Macaé, elaborado no âmbito da revisão do Plano de Saneamento Básico do município. O diagnóstico foi apresentado por representantes da Serenco, empresa contratada para elaborar o novo Plano de Saneamento do município. Os técnicos da empresa também responderam perguntas feitas pelos membros do Comitê.

O novo Plano de Saneamento de Macaé está sendo custeado com verba aprovada pelo Comitê de Bacia, proveniente do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FUNDHRI). Para contribuir continuamente no processo, o CBH Macaé aprovou, nesta mesma plenária, a formação de um Grupo de Acompanhamento da revisão do Plano de Saneamento. O grupo será formado por representantes da Prefeitura Municipal de Macaé, do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, do Instituto Federal Fluminense – Campus Macaé, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – Campus Macaé, da Associação Raízes e da Companhia Estadual de Água e Esgoto.

Na apresentação da Serenco, foram abordados as seguintes vertentes do plano: abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, drenagem da água da chuva e coleta e tratamento de resíduos sólidos, além da parte burocrática até a conclusão do documento.

Ao fim da apresentação e da fase de perguntas e respostas, o engenheiro José Eduardo Carramenha, coordenador da Câmara Técnica Institucional e Legal do CBH Macaé, elogiou o trabalho e disse que o Comitê permanecerá acompanhando todas as etapas.

Esta é mais uma etapa muito importante. Aproveito para elogiar o trabalho feito até o momento pelo Consórcio Lagos São João, nossa entidade delegatária, que fez um processo de contratação de ótima qualidade para este projeto, e também pela Serenco, que está atendendo as nossas expectativas até agora. Seguiremos acompanhando todas as etapas, buscando a elaboração de um documento completo sobre as questões relacionadas ao saneamento em Macaé – disse Carramenha durante a plenária.