Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O PROCESSO ELEITORAL DO CBH MACAÉ OSTRAS QUADRIÊNIO 2025-2028! INSCREVA-SE ATÉ 16 DE DEZEMBRO DE 2024. MAIS INFORMAÇÕES CLIQUE AQUI

Presidente do CBH Macaé Ostras participa do IX Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos

  • Início
  • Sem categoria
  • Presidente do CBH Macaé Ostras participa do IX Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos

Seminário debateu os desafios e inovações na gestão de recursos hídricos em tempos de emergência climática

A presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras), Maria Inês, participou nesta quarta-feira (06) do IX Seminário Regional sobre Gestão de Recursos Hídricos (SRHidro) e do VII Seminário sobre Ecotoxicologia (Secotox), realizados no Instituto Federal Fluminense (IFF), campus Centro, em Campos dos Goytacazes.

O evento reuniu gestores, pesquisadores, estudantes e membros da sociedade civil em um espaço de debate sobre estratégias para a resiliência hídrica e o uso sustentável da água frente aos impactos das mudanças climáticas.

Durante o evento, a presidente do CBH Macaé Ostras participou da mesa-redonda “Os desafios de conciliar o político e o científico na gestão dos recursos hídricos em Comitês de Bacia”. Ela, junto com o analista técnico do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Ednilson Gomes, apresentou o banner “Pagamento Por Serviços Ambientais como instrumento para alcançar os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável: relato de experiência na Região Hidrográfica Macaé e das Ostras (RH-VIII)”, destacando o Programa de PSA e Boas Práticas, que participa do Desafio dos ODS.


A importância do evento foi reforçada pela diversidade de atividades, incluindo palestras, oficinas e minicursos, que buscaram capacitar e engajar a população e profissionais para enfrentar os desafios da crise hídrica. Nos debates, foi enfatizada a necessidade de estratégias inclusivas, que considerem as desigualdades sociais e capacitem as comunidades a tomar parte nas decisões de gestão dos recursos hídricos.

Com a participação de programas de pós-graduação como o Doutorado em Modelagem e Tecnologia para o Meio Ambiente Aplicadas em Recursos Hídricos (AMBHidro) e o Mestrado em Engenharia Ambiental (PPEA) do IFF, o evento proporcionou um intercâmbio técnico-científico entre órgão gestor, comitês de bacia e especialistas, reforçando o compromisso com a gestão integrada e sustentável da água.