Pular para o conteúdo

Prezado visitante, informamos que nosso site está passando por atualizações.
Pedimos desculpas por qualquer transtorno. Obrigado pela compreensão.

Conheça nosso Sistema de Informações da Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras – SIGA MACAÉ!

CBH Macaé Ostras fortalece atuação na gestão participativa durante o 26º ENCOB

  • Início
  • Sem categoria
  • CBH Macaé Ostras fortalece atuação na gestão participativa durante o 26º ENCOB

O Comitê de Bacia Hidrográfica dos rios Macaé e das Ostras (CBH Macaé Ostras) participou ativamente do 26º Encontro Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas (ENCOB), realizado entre os dias 8 e 13 de setembro, em Vitória, no Espírito Santo. O evento, que é o maior espaço de discussão sobre recursos hídricos do país, reuniu representantes de comitês, órgãos gestores, usuários de água, sociedade civil e especialistas de todo o Brasil em torno do tema “Emergência Climática: Povos e Territórios – Água é o que nos une”.

Com painéis temáticos, oficinas, exposições, atividades culturais e espaços de integração, o ENCOB buscou estimular a reflexão sobre os impactos crescentes das mudanças climáticas nos territórios, reforçando o papel estratégico dos comitês de bacia como espaços democráticos e participativos para a construção de soluções frente às crises que afetam a disponibilidade, o acesso e a qualidade da água.

Os membros do Comitê marcaram presença em diversas frentes ao longo do encontro, seja em apresentações de trabalhos, nos debates das juventudes, no monitoramento da governança das águas, até o compartilhamento de conhecimento, com a distribuição de materiais, atuação nas capacitações, nas estações temáticas e nos painéis. A presença reforçou o compromisso do CBH Macaé Ostras em fortalecer sua atuação pela defesa da água e pela gestão participativa.

No stand do Fórum Fluminense de Comitês de Bacias Hidrográficas, o CBH Macaé Ostras também teve papel de destaque. A presidente, Maria Inês, apresentou a trajetória dos 22 anos de atuação do Comitê, ressaltando conquistas e desafios enfrentados ao longo de mais de duas décadas dedicadas à gestão das águas da região. Já a secretária executiva do Consórcio Intermunicipal Lagos São João (CILSJ), Adriana Saad, fez uma apresentação sobre os principais projetos desenvolvidos pelo CBH Macaé Ostras e destacou a importância do papel do CILSJ como Entidade Delegatária na gestão tripartite das águas.

O Diretor Secretário, Thièrs Wilberger, e a coordenadora da Câmara Técnica Educação Ambiental, Comunicação e Mobilização Social (CTEACOM), Thayná Fernandes, participaram do programa “Fala Comitês”, trazendo a importância da participação da juventude nesses eventos como o ENCOB, e sobre a importância do debate do tema das mudanças climáticas.

A ciência também foi destaque na atuação do Comitê no evento. Como autor, foi representado por Maria Inês Ferreira e Thièrs Wilberger, junto à analista técnica do CILSJ, Fernanda Hissa, na apresentação de seu artigo científico, intitulado “A crise ambiental na bacia hidrográfica do Rio das Ostras – a atuação do CBH Macaé Ostras face ao declínio da qualidade das águas”. Como objeto de estudo, o Pós-doutor da Universidade Estadual do Norte Fluminense, Ednilson Gomes, apresentou sobre a percepção da sociedade civil sobre a atuação do Comitê na mediação de conflitos.

Assim como os demais comitês do país, o CBH Macaé Ostras reconhece a importância do ENCOB como espaço de integração, aprendizado e construção coletiva. A participação no encontro reforça o papel do Comitê como um verdadeiro Parlamento das Águas, atuando de forma democrática e representativa em prol da proteção das da Região Hidrográfica Macaé e das Ostras.